Começando pelo começo.De onde surgiram os Suspiros?

2019-10-10T11:40:20+00:00 10/10/2019|

Primeiro post aqui no blog, depois de alguns anos de vida da Les Bisous.

Tanta história que já passamos com os nossos suspiros coloridos, que fica difícil saber por onde começar.

Não quero ser repetitiva com a nossa história que já contamos e recontamos tantas vezes. Tem um pouquinho no nosso perfil, na reportagem que fizeram conosco pro Fala Brasil da Record News (quem quiser assistir, pode clicar aqui), na entrevista pra Radio Globo (link aqui pra ouvir tudinho!), em notas de diversas revistas impressas, com a Revista Glamour e a Inesquecível Casamento, além de diversos sites e blogs por aí. Quanta gente bacana que se encantou com nossos Bisous e quis espalhar a notícia. Só tenho a agradecer por tanta coisa linda!

Mas por falar em história, recentemente fomos convidados a participar com nossos suspiros gourmet, do evento A História Não Contada do Cerimonial, organizado pela Fernanda Britto, que é fera em história dos costumes e protocolos e pelo blog Colher de Chá Noivas.

Foi um dia maravilhoso onde viajamos no tempo e aprendemos a origem de alguns costumes que trazemos até os dias atuais. Tivemos uma experência gastronômica com doces que remetiam a época, todos confeccionados pelo Mayron Borges e no final, após um desfile de vestidos de noiva da estilista Marie Laffaiette, uma mesa cheia de delícias nos aguardava, incluindo nossos suspiros recheados com baba de moça, suspiros tradicionais de limão siciliano super coloridos.

Suspiros tradicionais de Limão Siciliano da Les Bisous. Fotografia: Estúdio Síntese

Suspiros recheados com baba de moça da Les Bisous. Fotografia: Estúdio Síntese

Fotografia: Estúdio Síntese

Com toda essa experiência farta em cultura, achamos bacana compartilhar aqui um pouco da história dos suspiros.

Doces de ovos com açúcas existem desde a Renascença, mas não se sabe ao certo onde surgiram os primeiros suspiros. Há quem pense que eles surgiram na Itália, enquanto alguns historiadores gastronômicos alegam que foram criados pelo suiço Gasparini na pequena cidade de Meringen (hoje no leste da Alemanha). Outros dizem ainda que o inventor do doce foi o chef de um rei polaco, que viria a se tornar o Duque da Lorena, rei esse que passou a receita para sua filha, que levou a iguaria para a França e os suspiros então se tornaram um dos doces favoritos da rainha Maria Antonieta. Eu, particularmente acho estranho que um rei soubesse alguma receita e que passasse ela adiante. Mais fácil seria o chef do rei passar pra sua filha, mas sabe-se lá se as informações que garimpei não passaram por um telefone sem fio, não é mesmo? Que é estranho é.

Voltando ao que interessa, Maria Antonieta amava suspiros, mas há quem diga ainda que a primeira receita escrita que falava de claras de ovos batidas com açúcas aparece num caderno de receitas de uma inglesa, Lady Elinor Fettiplace, de Oxfordshire de 1604.

Ou seja, é um grande mistério de onde surgiram mesmo.

A única coisa que os historiadores parecem concordar é que os suspiros, ou merengues, como também podem ser chamados, até o século XIX iam ao forno com formato feito com colher mesmo. Só com o grande chef patissiere Antoine Carême é que os suspiros passaram a sair de sacos de confeitar.

Antoine Carême

Seja lá de onde surgiram, uma coisa é certa! Apesar de sua base ser muito simples, fazer suspiros é uma ciência mesmo, porque o bichinho é temperamental, como dizia minha mãe! Mas o que importa é que essa mistura, digna da realeza, ganhou muitos corações pelo mundo, foi aprimorada e hoje nos permite muitas variações deliciosas!

Ficou inspirado? Ainda não conhece e quer provar esse doce que encantou Maria Antonieta? Está aqui pelo Rio de Janeiro? Então mande uma mensagem pra gente e faça o seu pedido!